
A História
Uma das marcas mais fortes do poderoso grupo italiano Ferrero, a nutella surgiu em 1946 na Itália como uma “Pasta de Gianduja”, feita à base de avelã. Foi idéia pessoal de Pietro Ferrero, um dos fundadores da empresa, devido à falta de cacau, produto base para a produção de chocolate, em virtude da Segunda Guerra Mundial. Como forma de minimizar a falta de cacau, Pietro misturou cacau torrado, avelã, leite, açúcar e óleo vegetal, criando uma pasta econômica e com alto teor nutricional para substituir o chocolate, que na época havia se tornado um produto de luxo. O produto era utilizado para passar no pão. O sucesso do produto foi imediato perante os consumidores que as lojas de comidas na Itália passaram a chamar o produto de “The Smearing”, pois as crianças podiam ir as lojas com um pedaço de pão e pedir uma lambuzada da deliciosa pasta. Com o tempo perceberam que com o calor a pasta derretia e começaram a vendê-la em potes, mudando o nome para Supercrema em 1949. No ano de 1964 a Supercrema Gianduja passou a se chamar nutella (derivada da palavra inglesa NUT), uma sugestão de Michele, filho do fundador da empresa, e começou a ser comercializada fora da Itália, tornando-se o creme de avelã mais vendido do mundo. Na década de 80 a marca se tornou muito conhecida em virtude de suas campanhas televisivas.
-Atualmente a marca nutella é a número um em sua categoria na Europa, especialmente na Alemanha, onde é o acompanhamento favorito no café da manhã, e na Itália e França, onde é muito popular como lanche escolar.

Nutella's History
The original version of Nutella® spread was called "pasta gianduja," pasta which means paste, and "gianduja" which is the name of a carnival character famous to the region, a character that can be found in the first advertisements for the product. This original form of Nutella was actually made in loaves and wrapped in tinfoil, so it could be sliced and placed on bread for mothers to make sandwiches for their children. But many children, as you could imagine, would throw away the bread and only eat the pasta gianduja! So Mr. Ferrero altered the product into a paste that came in a jar, so could be spread on the bread. This then became known as "supercrema gianduja," because it was a spread-able version of the gianduja. "Supecrema gianduja" was eventually renamed "Nutella" in 1964, with the origin of the word being "nut" and the "ella" giving it a soft ending.

La Storia
Michele Ferrero, il figlio dei fondatori del grande gruppo dolciario - Pietro Ferrero e la moglie Piera Cillario - levò quindi dal mercato Supercrema, che fin dal 1951 si vendeva in tutta Italia, che a sua volta era l´evoluzione del "Giandujot", dolce confezionato in pani da tagliare a fette a base di nocciole, zucchero, cacao, creato nel primo dopoguerra da Pietro nella sua pasticceria di Alba. Dal 1963 in azienda si incominciò a lavorare per creare un nuovo marchio che sostituisse Supercrema e potesse conquistare i consumatori di tutta Europa. Si voleva mantenere il legame con il territorio - con la nocciola "tonda gentile" delle Langhe dalla quale era nato il prodotto - e con la tradizione della pasta Gianduja, che aveva preso il nome nel 1865 dalla maschera del carnevale torinese. Poiché nocciola in inglese si dice nut (o hazelnut) e in tedesco nuss, con l´aggiunta di un dolce suffisso in ella si arrivò al nuovo nome Nutella®, che fu registrato alla fine del 1963. Il marchio -dalla caratteristica "n" di colore nero con le altre lettere in rosso - è rimasto immutato per quarant´anni, e si abbina all´immagine della fetta di pane spalmata di crema, con il coltello, il bicchiere di latte e le nocciole in primo piano: una composizione anch´essa registrata come immagine guida che è ancora oggi sui milioni di vasetti di Nutella® venduti nel mondo.
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